15 dezembro 2012

Cidade dos Ossos, por Cassandra Clare


Eu estou fula com este livro e ponto. Ele é tão bom, mas tão bom, que me preparou para um final espetacular e me quebrou a cara! A revelação final foi terrivelmente esperta, e tudo o que foi construído durante o início foi por água a baixo. Meu Jace lindo, porque você faz isso? Ah, bem. Esse livro eu enrolei tempo demais para ler sem nenhuma razão. Eu lia um pouco a cada dia e parava, e nunca conseguia terminar. Para vocês terem uma ideia, meu livro está agora com 11 post-its, sendo que eu comecei as marcações ontem, a partir da 400ª página!
Cidade dos Ossos é o primeiro livro escrito por Cassandra Clare e o inicial da série Os Instrumentos Mortais - sim, aquela série que faz muito sucesso mesmo, e que já tem até trailer no cinema! -. Filha de um casal de norte-americanos, Cassandra Clare nasceu no Irã e passou grande parte de sua infância viajando com a família - antes dos dez anos já havia morado na Franã, na Inglaterra e na Suíça; mas um livro sempre a acompanhou em suas mudanças. Durante o ensino fundamental, em Los Angeles, ela se divertia escrevendo histórias sobre os colegas de turma. Depois de formada, morou em Nova York e trabalhou em diversas revistas de entretenimento e até mesmo em tabloides suspeitos nos quais precisava escrever sobre as viagens de Brad e Angeline e o guarda-roupa equivocado de Britney. Em 2004, começou a escrever a série Os Instrumentos Mortais, que se transformou em um best seller. Desde 2006 é escritora em tempo integral e espera nunca mais ter que escrever sobre Paris Hilton.

O livro conta a história de Clarissa Fray - Clary - que, ao sair em uma noite com o seu melhor amigo, Simon, se depara com um mundo completamente diferente do que jamais viu. Ela descobre mais sobre histórias mitológicas que passam a ser verdade e, quando sua mãe é sequestrada, se vê mais envolta nesse mundo do que gostaria de estar. Jace - as iniciais "J.C.", de Jonathan Christopher -, um Caçador de Sombras, como são chamados os que caçam criaturas do Mundo das Sombras que quebram os Acordos (eu já chego lá), é quem a salva de um Renegado que levou sua mãe dela.
Com isso, Jace leva Clary ao Instituto, onde ela acaba sabendo de coisas importantes e extraordinárias sobre seu passado e o próprio presente. Lá ela conhece Alec e Isabelle, os irmãos Lightwood, e Hodge, o mentor dos Caçadores de Sombras daquele Instituto em particular. Hodge revela histórias fenomenais sobre um mundo que Clary não conhecia e explica quem levou Jocelyn, a mãe de Clary, e por quê. Os Acordos estão sendo assinados agora, e todas as criaturas com a Visão - que sabem e podem ver as coisas sem os feitiços que fazem os mundanos ficarem no escuro quanto às criaturas mitológicas - estão totalmente envolvidas nisso. A Clave - que é como um conselho de governantes do mundo inteiro - cria uma série que regras que cria paz entre ela e os Caçadores de Sombras e todas as criaturas do Mundo das Sombras. Os Caçadores de Sombras têm total concessão de matar qualquer criatura a violar os Acordos.
Quem pegou a mãe de Clary foi Valentim, um cara sobre quem eu não posso revelar total identidade e motivos. O que ele quer com tudo isso é o Cálice Mortal, cujo paradeiro somente é conhecido por Jocelyn. O Cálice Mortal é um dos Instrumentos Mortais, e pode ser usado para criar mais Caçadores de Sombras. Quando Jocelyn é raptada, a Clave teme que Valentim possa fazer alguma coisa que interrompa os Acordos, como já fizera anos antes.
Através de histórias que podem não ser tão confiáveis, Clary precisa escolher no que acreditar e tentar salvar sua mãe e o Cálice Mortal. No meio de tudo isso, ainda existem sentimentos profundos e verdades escondidas - que, eu devo dizer, foram tão impactantes que me fizeram jogar o livro para o outro lado da cama e odiar Cassandra Clare profundamente!
Nossa, como eu amei o livro. Cinco cupcakes é uma nota baixa para Cidade dos Ossos e a escrita de Cassandra Clare. Uma diagramação que poderia ter sido mais cuidadosa e alguns erros de ortografia cuja culpa é totalmente do tradutor não interferiram na minha nota. Quão raro é isso? Eu não poderia estar mais ansiosa para ler Cidade de Vidro, o segundo livro da série Os Instrumentos Mortais.
Abaixo fiquem com o trailer legendado de cidade dos ossos, que irá ao ar somente em agosto de 2013:

0 coments:

Bookaholic, lembre-se de que eu amo uma boa opinião!
PS: divulgue apenas blogs literários. ♥