26 agosto 2012

O Menino do Pijama Listrado, por John Boyne


Foi difícil decidir a nota para este livro. Porque, apesar de eu não ter gostado (nem um pouco) da escrita de John Boyne, a história é boa. Mas a história é boa até certo ponto, também - demora tempo demais para que a verdadeira trama do livro apareça. E a verdadeira trama do livro, apesar de ser boa, é chata; ficamos vendo o relacionamento entre os dois meninos por tempo demais sem que nada aconteça. E o que mais me irritou foi um dos personagens principais deste livro: Bruno. Combinando tudo isso, eu poderia dizer que gostei e desgostei de O Menino do Pijama Listrado. Mas isso não quer dizer que mereça uma nota de 3 cupcakes. Talvez merecesse 4 - mas eu não achei muito bom. Então, quem sabe, 3 cupcakes e meio. Mas isso seria pouco demais. Mas no final, então, resolvi deixar essa nota. O livro não merece 4 cupcakes.
Deixem-me explicar. O escritor é enrolão e não sabe construir personagens cativantes o suficiente para fazer o leitor aguentar até que a trama se desenvolva. Juro que, se não tivesse quer ler este livro para a escola, teria abandonado depois de três capítulos. Ainda mais que ele construiu Bruno tão chatinho. Um menino de nove anos de idade ingênuo até demais. É irritante o fato de ele achar que o campo de concentração era exatamente como mostravam os comerciais da televisão, mesmo que Shmuel dissesse, com todas as letras, que ali era horrível. Juro que irrita!
Enfim, o livro se dá início com Bruno descobrindo que ele, a mãe, o pai e sua irmã teriam de sair de Berlim e ir morar longe da cidade - longe de tudo, na verdade. Sem ninguém para brincar - nem mesmo Gretel, sua irmã de 12 anos -, Bruno resolveu explorar (o que eu achei muito, mas muito, ridículo, porque ele é muito abobadinho) e acabou descobrindo que, da sua janela, conseguia ver um campo de concentração. Bizarro, né? E o pior é que não acontece nada, nada mesmo, até um pouco depois do meio do livro, quando o menino conhece o judeu Shmuel O resto é história, e Bruno acaba dando um jeito de convencer Shmuel a deixá-lo entrar no campo de concentração. Que guri imbecil! Tudo bem que era criança, mas era retardado, também! Não contarei o final do livro, e por isso acabarei o resumo aqui.
O Menino do Pijama Listrado tem muitas página para pouco enredo. Esse é o problema. O leitor cansa ao ficar no chove-não-molha de John Boyne. Isso. O livro é cansativo. Não é uma leitura leve e não sei se recomendo ou não. Apenas digo que para pessoas da minha idade que não é um livro normal, do jeito que a sociedade implantou ser comum para os jovens. Casos são casos, mas O Menino do Pijama Listrado é um livro mais adulto. Recebe 3 cupcakes e meio.

7 comentários:

  1. Eu li o livro começo do ano e gostei, achei uma história emocionante, inclusive chorei. Concordo em parte com você o negócio do Bruno, acho ele um pouco ingenuo mesmo e isso é um pouco chato, mas o coitadinho ... Gostei da resenha, sucesso !!

    http://devaneioselivros.blogspot.com.br
    @DevaneiosLivros
    Viviane de Andrade

    ResponderExcluir
  2. Tá rolando sorteio lá no blog =) Pra você que curte vampiros, vale a pena: "O guia de vampiros para mulheres" vai ser sorteado dia 20/09.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Participei e ganhei \o/ Pessoa sortudinha mode:on. :D

      Excluir
  3. Olha, para falar a verdade foi a primeira resenha que eu vi sobre esse livro, não sei mais nunca me interessei por ele nem pelo filme todos falam que e lindo demais essas coisas (e acho que por esse motivo não me deu muitas "esperanças") só que a sua resenha ficou legal, deu para tirar algumas conclusões e quem já leu outras comparar e ver se realmente vale a pena ou não.
    http://anonimadavoz.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, Sarah, respeito muito a sua opinião. Não acho, no entanto, que O Menino do Pijama Listrado seja um livro que não dê vontade de ler. Claro que dá; mas você tem querer. Então, não vou dizer para você dar uma chance a ele, porque a probabilidade de você gostar, sem nenhuma vontade de ler, é muito baixa. Melhor a gente ficar mais nos Young Adult, né? HAHA

      Excluir
  4. Olá, como vai?
    Amo esse livro, sério, acho-o impressionante e até a ingenuidade do Bruno não me foi negativo. Gostei muito, sério, mas... respeito sua opinião. Já viu o filme? Eu amo ele também. Chorei muito, mas essa parte a gente esquece. O melhor desse livro e do filme, para mim, foi a amizade deles e só por isso ele já teria me cativado, mas gosto de outros pontos. Meu comentário está meio perdido e sem sentido, mas eu gosto de O Menino do Pijama Listrado. rs'

    Beijos,
    Felipe
    http://ahoradolivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Felipe!
      Bem, cada um tem a sua opinião. Eu achei o Bruno muito sonso e quase atirei o livro na parede quando ele mandava o Shmuel parar de reclamar do campo de concentração porque nem era tão ruim. Ele não sabe de nada! AI! Desculpa demorar tanto tempo para responder rsrs' Mas respeito a sua opinião.
      Já vi o filme, sim! Chorei um rio de lágrimas! HAHA No livro eu morri chorando, então, quando a mãe dele encontra as roupas :'( Tadinha dela.

      Beijos!

      Excluir

Bookaholic, lembre-se de que eu amo uma boa opinião!
PS: divulgue apenas blogs literários. ♥