19 agosto 2012

Darke Academy - Vidas Secretas, por Gabriela Poole


Depois de, no mínimo, três séculos sem resenha *-*, cá estou eu para indicar resenha de uma parceira nossa. Não é o livro da Tatiana Mareto, que eu estou ainda lendo. Este é uma série, chamada Darke Academy, da Editora Novo Século.
Esses livros não são exatamente lançamentos da editora, mas não são antigos. Tenho apenas dois, e não achei para comprar um terceiro (por isso acho que ainda não foi lançado, mas não tenho certeza de absolutamente nada). Será uma resenha pequena para cada um dos livros, tendo em mente que são dois e que eu ando com uma criatividade para escrever desprezível. Os nomes do primeiro e segundo livros são, respectivamente, Vidas Secretas e Laços de Sangue. Comecemos, então, pelo início da série.
Sim, para este primeiro livro eu inauguro a categoria "tantos cupcakes e meio". Porque não é que eu não tenha gostado do livro. Eu adorei, para falar a verdade. Mas são erros pequenos e faltas na história que me fizeram agonizar e cortar um pouquinho do quarto cupcake nessa imagem de cima.
Começamos a história com um prólogo angustiante e bem escrito. Ele nos conta uma história mais antiga, de pouquíssimos anos atrás, de quando uma menina de dezesseis ou dezessete anos acaba sendo assassinada em meio a uma floresta. A trama principal fala sobre Cassie, uma menina de dezesseis anos, que cresceu em um orfanato e sofreu bullying durante toda a vida. Uma história sobre isso não nos é contada, ainda bem, e o primeiro capítulo fala descreve como é a sua chegada à Academia Darke Academy e como ela conhece os tão famosos "Escolhidos".
Nunca soube explicar exatamente o que são os escolhidos, e não tentarei o fazer ou estragarei toda a surpresa. O livro irrita um pouco porque as coisas demoram demais para serem reveladas e a história, que não chega a ser esquecida (apenas deixada de lado) se concentra nos relacionamentos de Cassie e sua chegada na Academia - além de sua tentativa desesperada de descobrir o que diabo são os tais escolhidos.
De cara, ela conhece Richard, Katerina, Keito e Jake, alguns dos principais personagens do livro. Simpatizo com cada um deles, inclusive com Katerina, a tão malvada e fria vilã da história. Mas, tenho que admitir, a pessoa de quem mais gosto é a "bela, bela, Isabela", colega de quarto de Cassie. Não sei porque, mas a imagino como Diana, de The Secret Circle (talvez porque o nome da principal seja Cassie). Enfim, declaro aqui meu amor por Ranjit, o indiano misterioso e lindo por quem Cassie tem uma atração gigante desde o início.
- Você pode olhar, você sabe. Aproveite, se quiser. Isso é o máximo que qualquer um cega a fazer com ele.
- Por quê?
- Porque aquele - disse Isabella - é Ranjit Singh.
A diagramação do livro é boa, mas falta bastante revisão. Não é normal para a Novo Século, sempre tão caprichosa. Faltam alguns pontos, vírgulas e travessões (coisa que me irrita profundamente, devo dizer. Em algumas partes, xinguei a autora achando que aquilo era uma pensamento da própria narradora!), mas nada que incomode seriamente e demasiadamente a escrita e qualidade do livro.
Eu adorei o relacionamento e as formas de comunicação entre Cassie e Ranjit. Gostei mais ainda que, apesar de o livro ter apenas um beijo entre os dois, o amor deles fala mais do que vários livros de romance que eu já li. A autora soube quando deixar as coisas mais intensas e, principalmente, quando fazer Ranjit chamá-la de Cassandra, com todo aquele jeito de cara apaixonado. Lindo!
Gostei bastante da forma como Ranjit é um dos escolhidos e em como isso acaba interferindo na entrada dela no grupo também. No entanto, quando ela começa a cair na conversa de Richard, fiquei bastante receosa. A autora soube terminar o livro tão bem quanto poucos escritores conseguem fazer.
No próximo post, postarei a resenha do segundo livro. :)

Um comentário:

  1. Selinho e MEME novo para você!!
    http://paradiseofthetruths.blogspot.com.br/2012/08/meme-e-selinho.html

    ResponderExcluir

Bookaholic, lembre-se de que eu amo uma boa opinião!
PS: divulgue apenas blogs literários. ♥