13 julho 2012

Na Sua Mente (Como escrever - em passos)


Quem nunca teve uma ideia para um livro e resolveu sair escrevendo que atire a primeira pedra. Respeito muito quem faz isso, porque de vez em quando vem na sua mente aquelas palavras exatas e você precisa anotar em algum lugar para não esquecer. Certo, não há problema algum nisso. Entretanto, o que você não pode fazer é pensar essas coisas e usá-las direto para um livro, sem mais nem menos.Você tem a sua ideia, meus parabéns. Agora tem que passar isso da sua mente para o papel. Muitos, no entanto, têm dificuldade nesta parte da criação, também chamada de início do livro. Acreditem, não é coisa muito difícil. É mais complicado, sim, se você não tem ideias de quais palavras usar para iniciar o capítulo, ou prólogo, ou prelúdio da sua história.
Quando a situação é esta, o que resta a fazer é aproveitar o que você tem. Inicie um parágrafo simples, grosseiro, deixando suas ideias fluírem para o papel sem importar-se se está bom ou ruim, ou decente o bastante para ser deixado ali, no livro. Atenção, pessoas! Este não é o livro. É apenas um resumo do resumo do livro, que consiste na história bruta da ideia. Darei o exemplo de meu mais novo projeto, cujo nome provisório é Helena e que, se alguma vez eu procurar no Google e achar alguma coisa parecida com isso, vou prender o plagiador:

Zeus está brabo pelo fato de Hera estar tendo o filho de um mortal, ignorando o fato de tê-lo feito com dezenas de outras mulheres. Seus filhos estão com ela, além do filho legítimo de Poseidon, Ênyx, e criam uma barreira de proteção que impede os poderes divinos de Zeus de funcionarem na cidade grega onde estão. Hermes, seu filho e mensageiro fiel, é enviado por ele para matar o bastardo que estava nascendo. Quando vai para seu quarto, Zeus encontra Poseidon, Afrodite, Atena e Anfitrite. Envia Poseidon para ajudar Hermes com a tarefa de matar a criança, e uma briga se inicia entre ele e suas duas filhas. Apolo e Dionísio chegam para apartar a briga. Enquanto isso, o filho de Hera nasce e é uma menina, provando a previsão do Oráculo errada. Poseidon não consegue matar o bebê por um tipo de afeição. Quando os deuses voltam para o Olimpo, Hera joga a filha, Helena, para a Terra, achando que esta iria morrer ao tocar o chão. Helena, entretanto, não morre.
Este é meu resumo do resumo de toda a história. Não conto o que acontece enquanto Helena cresce e percebe quem é, e nem quais são as consequências dos atos de Hera. Só que você me pergunta então: esse é o início da minha história? Não, não é. Como eu disse, é o resumo do resumo. Você agora deve expandir esse parágrafo colocando os detalhes, os locais, as descrições e as ações sem dar atenção ao certo e errado.
Mas, para você que passou todo esse trabalho escrevendo esse resumo, sinto em avisá-lo de que este não é o início da sua história. Depois que trabalhou o resumo, tem uma espécie de primeira versão, sendo obrigatória a criação de uma segunda. A segunda é a que precisa de mais atenção, a que pode ser conhecida como a história em si ou uma segunda versão, que dará origem à primeira.
Enfim, você tem que fazer isso para organizar suas ideias. Ou isso, ou uma tabela não muito complicada e que não vai precisar ter muitos detalhes para não gastar seu tempo. Apenas tenha em mente que colocarei aqui os tópicos necessários, e que você não pode tirar absolutamente nada disso na sua história para ter sua ideia:
Nome do livro: Exemplo
Gênero: Romance. (Adicionar o gênero também vai ajudar a você não fugir do assunto)
Idéia principal: Garota encontra garoto no colégio. Ela é inteligente, melhor da turma,e se veste como uma gângster; ele é bonito e escreve poemas em um caderno azul sobre a menina mais popular da escola. Ela é apaixonada por ele, mas… Blábláblá
Capítulo 1 (Aqui você colocará, em tópicos, o que aconteceria no capítulo 1)
  • Descrição de cenário (escola)
  • A vida da menina
Capítulo 2 (Aqui você colocará, em tópicos, o que aconteceria no capítulo 2)
  • A vida do menino no ponto de vista dele
  • O primeiro encontro
  • A rival

0 coments:

Bookaholic, lembre-se de que eu amo uma boa opinião!
PS: divulgue apenas blogs literários. ♥